Monte-Abraão

sábado, 23 de maio de 2015

Cinco Macacos Numa Jaula e o Saber Questionar

Numa experiência científica colocou-se cinco macacos numa jaula e no meio uma escada e sobre ela um cacho de bananas.
Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros pegavam e batiam nele impedindo-o de subir.
Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros que o impediram, batendo-lhe.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.
Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas então ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

O "sempre foi assim" também pode e tem de ser mudado ! Não nos podemos conformar com a situação atual de algumas coisas! O conformismo é quase sempre a causa do preconceito.
Meus caros, com esta história que aqui vos deixo, quero alertar-vos para não pensarmos só no nosso próprio umbigo e lutarmos por um mundo que seja igual para todos. E no grupo dos "todos", incluem-se católicos, judeus, testemunhas de Jeová, gays, lésbicas, heterossexuais, transexuais, gordos, magros. Temos de saber pensar por nós mesmos e questionar-mo-nos acerca do porquê das coisas serem como são ou não são. 
E não é por eu ser heterossexual que me deva deixar de importar com os direitos dos que não o são. Tal como não é por ser cristã que me deva deixar ficar passiva pelos direitos de pessoas que acreditam noutra coisa qualquer. 
 Dediquem 15 minutos da vossa semana para pensar nisto e partilhem esses pensamentos!

4 Comentário(s):

Blogger Joana Neto disse...

Verdade! E se não nos questionarmos, nunca evoluiremos! Estão aqui alguns exemplos de experiências sociais que comprovam que o conformismo infelizmente é algo muito presente em nós, o problema é que grande parte das vezes, não nos apercebemos!

Apesar de ser longo, vale a pena e também há um filme! Esta experiência feita por um professor, queria comprovar como foi e podia voltar a ser possível uma manipulação tão grande como a levada a cabo por Hitler na Segunda Guerra Mundial. A verdade é que tudo poderia ter sido evitado se as pessoas se tivessem questionado. Tudo aconteceu porque as pessoas do seu lado se deixaram levar e manipular sem se interrogarem ou sem se quererem interrogar. Um homem só, ou meia dúzia deles, não conseguiria levar a cabo o que levou, sem uma sociedade que compactuasse com eles. Tudo porque se conformaram e decidiram tomar o caminho mais confortável.
https://www.youtube.com/watch?v=QxdmL3SCGM4

Outra experiência é esta, que foi levada a cabo por cientistas, para ver até que ponto a grande falácia que é o argumento de autoridade poderia chegar.
https://www.youtube.com/watch?v=4b7YFtiE5EA

5/24/2015 1:52 da tarde  

Blogger Paula Costa disse...

Ah aquela cena Terceira Onda! O ano passado falamos nisto e cheguei a ver o filme todo e tudo! Está super bem conseguido!

5/24/2015 3:56 da tarde  

Blogger Paula Costa disse...

E o dos choques também vimos em equipa o ano passado em casa da lula!

5/24/2015 3:57 da tarde  

Blogger Unknown disse...

vou colocar um video sobre isto

5/26/2015 9:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< página princial