Monte-Abraão

domingo, 17 de maio de 2015

Vamos falar de economia...

Boas!
Saiu uma noticia no jornal sobre a economia portuguesa que vou passar a resumir:
 
  • O PIB (produto interno bruto) aumentou 1,4% entre Janeiro e Março deste ano, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Os economistas sentem-se esperançosos pois esperavam um valor entre 1,4% e 2,1%.
  •  Este crescimento deve-se a um abrandamento das importações (devido à descida do preço do petróleo) e a um incremento das exportações. Ou seja, a procura externa volta a ser um contributo positivo ao PIB, assim como a procura interna, embora esta última tenha tido um impacto menos notório.
Comparando à UE:
  • O crescimento de 1,4% do PIB português no primeiro trimestre é maior do que na média europeia, porque esta apenas avançou 1%. Portugal teve melhor resultado do que a Alemanha e Itália, mas pior do que Espanha e Holanda, que são economias que já arrancaram definitivamente.

Já estivemos pior! 

Canhotas,
Detxi

2 Comentário(s):

Blogger Andre Pedro disse...

Abrindo horizontes.. já ouviram falar em decrescimento? É um conceito que vale a pena explorar. À custa de que é que os países crescem? De mais trabalho, mais vendas, mais dinheiro, mais energia, mais, mais, mais... e se não precisarmos de crescer? E se vivermos com menos dinheiro, com menos "luxos palpaveis", com mais tempo, mais amigos, mais convívio?
É só uma outra forma de ver as coisas...porque cada vez estamos pior! (porque a economia nao se pode desassociar do ambiente...e uma economia galopante num mundo com prazo de validade curto será um contrassenso!/?)

Alguns links para espreita:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decrescimento_(economia)

http://gaia.org.pt/node/15494

https://www.youtube.com/watch?v=S1qqIS5_pJE (com legendas dá para ter uma ideia geral)

chutem opiniões!


5/19/2015 6:13 da tarde  

Blogger Joana Neto disse...

Um óptimo tema para um debate, a economia! A minha opinião divide-se um pouco por duvidar da concretização dessa teoria e por impedir o desenvolvimento de alguns campos que também acho importantes. Mas por outro lado, concordo, e muito, com o facto de colocar o ambiente como um foco principal. Tenho de me informar mais sobre o assunto!

5/20/2015 10:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< página princial