Monte-Abraão

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

IIª Reflexão da semana - Procura

Um antigo chefe escuta um dia foi ao barbeiro para cortar o cabelo como sempre fazia. Começou a conversar com o barbeiro e conversaram sobre vários assuntos. A dada altura, começaram a falar sobre Deus… O barbeiro disse:
- “Eu não acredito que Deus exista como o senhor diz”.
- “Por que diz isso?” – o cliente perguntou.
- “Bem, é muito simples: o senhor só precisa de sair à rua para ver que Deus não existe. Se Deus existisse, acha que existiriam tantas pessoas doentes? Existiriam crianças abandonadas? Se Deus existisse, não haveria dor ou sofrimento. Eu não consigo imaginar um Deus que permite todas essas coisas”.
O chefe pensou por um momento, mas não quis dar uma resposta para prevenir uma discussão. O barbeiro terminou o seu trabalho e o chefe saiu. Nesse momento, o chefe viu um homem na rua com barba e cabelos longos. Parecia que já fazia algum tempo que não cortava o cabelo ou fazia a barba e parecia sujo. Então o chefe voltou para a barbearia e disse ao barbeiro:
- “Sabe uma coisa? Os barbeiros não existem!”
– “Como assim?” – perguntou o barbeiro. “Eu estou aqui e sou um barbeiro!”
– “Não!” – exclamou. “Eles não existem, porque se eles existissem não existiriam pessoas com barba e cabelos longos como aquele homem que está andando ali na rua.”
– “Ah, mas barbeiros existem, o que acontece é que as pessoas não me procuram, e isso é uma opção delas! Não recorrem a mim ou porque não querem ou porque se vão desleixando…” – “Exactamente!” – afirmou o chefe. “É justamente isso.»

Reflectindo sobre este conto, consegues encontrar situações da tua vida, nos escuteiros, em que precisaste de procurar por algo mais, respostas diferentes aquilo que os livros ou amigos ou familiares dizem? Achas que esta procura por Deus também pode ser posta em prática ou procurar barbeiros é uma coisa bem mais fácil?


Etiquetas: