Monte-Abraão

quinta-feira, 26 de março de 2015

Discurso Persuasivo


Malta, fica aqui uma pequena ajuda para um discurso persuasivo. vai ser bastante útil para o empreendimento.

Como fazer um discurso persuasivo
  -     Anotar estratégias e ideias. Anotar os obstáculos e os seus métodos para solucioná-los, e colocá-los num formato de ordem lógica.
-   Ter a certeza de que o discurso realmente se concentra sobre o tema, e que ele é coerente e unido (no sentido de que todos os itens são mais ou menos relacionados com o tema).
 -   Usar o humor na medida do possível e sempre que apropriado.
 -   Fazer um esboço que inclua uma introdução, parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão.
      -   Repetições. A repetição de uma palavra ou frase no começo do discurso. Um exemplo perfeito disso é o discurso "I have a dream" de Martin Luther King.
      -   Jogos de palavras. O uso de palavras derivadas da mesma raiz, mas em formas gramaticais diferentes para enfatizar uma palavra ou um assunto em particular. D. Roosevelt, por exemplo, usou essa técnica e transformou uma frase na mais memorável do seu discurso: "Deixe-me afirmar a minha firme convicção de que o único que temos que temer é o próprio medo". Obama também usa constantemente essa técnica: "Nós podemos discordar sem discórdia".
 -  Evitar usar guião ou apontamentos. Se falares sem ajudas, fica implícito que dominas o assunto e é mais espontâneo. Além disso, não usar notas ou um guião permite ao orador manter contacto visual com a audiência.

Marta Cordeiro