Qualquer que seja o tipo de queijo, a sua qualidade depende do seu principal ingrediente, o leite, que pode ser de vaca, ovelha, cabra e também mistura de vários leites. Nos queijos de leite cru, as condições climáticas e geológicas têm influência no sabor e no tipo de queijo, já que determinam a forma como o animal é criado e alimentado. Assim, o leite cru terá caraterísticas e irá determinar o sabor final do queijo.
1. Como escolher:
Primeiramente deve-se ter em atenção a região de origem e de seguida o tipo de leite pretendido: vaca, ovelha, cabra ou mistura, e se é pastorizado ou cru. Por fim, escolhe-se o tipo de pasta: mole, semi mole ou semi dura e dura. Deve-se também ter em conta a intensidade do sabor.
2. Como conservar:
O queijo é um alimento que não deve ser envolvido em película aderente ou qualquer outro plástico pois vai alterar o seu sabor. Deve-se sim envolver o queijo num papel e depois colocá-lo numa caixa, num local que ronde a temperatura entre os 6ºC e os 8ºC. Quando se trata de um queijo duro ou semi duro é possível conservá-lo num local fresco e seco, envolvido em papel e folha de aluminio.
3. Como consumir:
Ao retirar o queijo do frio deve-se fazê-lo uma hora antes de o consumir. Utilize uma faca lisa e nunca de serrilha. Queijos de textura amanteigada devem ser consumidos com uma colher, fazendo-se uma abertura no cimo (a casca no final poderá ser aproveitada para fazer risoto). Os queijos de pasta semi mole ou semi dura cortam-se em fatias generosas, ao contrário dos de pasta dura que devem ser cortados em fatias finas.
Canhotas,
Margarida Mocho