Monte-Abraão

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Factor S #5 - Dia de S. Jorge

Sabemos que já estamos um pouco atrasadas, no entanto, decidimos responder ao desafio na mesma

História de S. Jorge
São Jorge (séc. III-IV), Patrono do escutismo mundial, era um padre e cavaleiro da Capadócia (actual Turquia). Não se sabe pormenores históricos exactos sobre o seu papel na Igreja, no entanto, sabe-se que a sua fé era, sem dúvida, incondicional. É um dos mais venerados santos no catolicismo e a ele, associa-se uma lenda segundo a qual, este tinha resgatado uma donzela de um dragão. Este gesto levou-o ao baptismo de milhares de pessoas. 
Sabemos que o “dragão” foi um acrescento medieval à lenda, no entanto, o que é de louvar na sua história é a fé que sempre teve. Mais tarde, mesmo sendo perseguido pelo Imperador Diocleciano pela religião que sempre defendeu, manteve as suas crenças, acabando por ser torturado e decapitado. O seu martírio é hoje celebrado a 23 de Abril.

São Jorge e o Escutismo
Relativamente a esta relação, há dados que indicam que este tenha sido considerado protector da Ordem da Jarreteira, já no séc. XIV. Tendo nascido em Inglaterra, B.P. confiou a este santo o movimento escutista. Este representa, no fundo, a unidade dos escuteiros de todo o mundo, assim como, a sua relação com a vontade de Deus. Actualmente, para além de nosso patrono, S. Jorge é patrono de Inglaterra e dos soldados, existindo imensas igrejas em todo o mundo dedicadas a ele.