Monte-Abraão

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Síndrome do Iogurte



Interessante esta perspectiva, observada no Diário Económico.

Como se vê se uma pessoa vive bem financeiramente? Pela marca do carro que conduz? Não. Pelos iogurtes que come. Segundo Catarina Frade, directora do Observatório do Endividamento de Coimbra, os iogurtes são vistos pelas famílias como um bem essencial na sua alimentação. Assim, quanto melhores forem, maior a ideia de que se está a contribuir para o bem estar dos elementos do agregado familiar. Por isso, quando as pessoas têm de deixar de comprar os iogurtes da marca para passarem a comprar produtos de marca branca isso é visto como algo de muito penoso para as pessoas. Este fenómeno foi apelidado de ‘Síndroma do Iorgurte’ e tem-se reflectido em muitos lares portugueses desde que a crise financeira se instalou em Julho de 2007.

(…)

Já estou a imaginar as/os coscuvilheiras(os) a plantarem vigilância nas lojas e supermercados… ou talvez não, já que provavelmente não lêem o Diário Económico e não conhecem a Síndroma do Iogurte. A crise toca a todos! (Vegeta aqui está o meu post como prometido :P)